1987

Primeira campanha com o ator Antonio Fagundes
Cessão de uso de um terreno localizado no Largo do Cambuci
Por: Ana Maria Serrajordia Ros de Mello

A grande virada da AMA se deu em 1987, com a campanha “Você sabe o que é autismo?”, transmitida em rede nacional em horário nobre em todos os canais de TV, inclusive na TV Globo.

Tudo começou com a constatação de que a AMA precisava de uma secretária.

No processo seletivo, explicamos para a Beth, a candidata selecionada, todas as razões pelas quais o salário dela seria irrisório. Como a Beth havia sido secretária na rede Globo, ela mesma, sem avisar,  telefonou para a Globo, repetindo tudo o que havíamos dito – como era grande a nossa necessidade de ajuda e que poucos nos ajudavam, pois quase ninguém tinha ideia do que era autismo.

A empresa  Globotec, ligada à TV Globo, ofereceu a produção de uma chamada de 30 segundos para rádio e TV; bastava que conseguíssemos um ator e um texto. Imediatamente nos veio à cabeça o Antonio Fagundes, que na época estava com uma peça em cartaz no teatro.

Procuramos o telefone do teatro e telefonamos. Antonio Fagundes estava ocupado e falamos com uma secretária.

A resposta veio incrivelmente rápida e afirmativa.

Como se fosse pouco, o Antonio Fagundes ainda nos apresentou à Rino Publicidade e ao Lucas Mancini, criador do texto que mudou nossa história: “Você sabe o que é autismo? Esta criança sofre deste mal. Não se comunica nem mesmo com seus pais…”. Enquanto o Antonio Fagundes falava, ao lado dele, a sombra do João Fernando, meu terceiro filho, na época com 9 anos, aparecia imitando o irmão com autismo.

O efeito da campanha foi impressionante. Depois de passar por experiências tão difíceis, como ter que explicar ao Secretário da Saúde o que era autismo, depois desta campanha ir ao ar entre o Jornal Nacional e a novela, ao levar uma carta ao Governador no Palácio do Governo pedindo um terreno, o recepcionista do Palácio, ao olhar para o logotipo da AMA disse: “Eu conheço e admiro o trabalho de vocês e lhes desejo muita sorte”.

No mesmo ano, o Governador Orestes Quércia nos cedeu o uso do terreno do Cambuci, de 1.000 m2, na esquina das Ruas Luís Gama e Lavapés, onde atualmente é a Sede da AMA.


Próximo capítulo: 1988

Pular para o conteúdo