Blog

Canabidiol ajuda no tratamento de 70% das crianças e adolescentes com autismo, diz pesquisa do Hospital Universitário de Brasília

Publicado por admin

em

Por Marcella Rodrigues, G1

Estudo apresentado em Congresso de Neurologia foi realizado com 30 pacientes diagnosticados com autismo moderado e grave. Entre mudanças observadas estão aumento de habilidades comunicativas e diminuição da irritabilidade.

Um estudo realizado com crianças e jovens com autismo, no Hospital Universitário de Brasília (HUB), mostra que 70% dos pacientes apresentaram melhora a partir do tratamento com o canabidiol – substância encontrada na cannabis.

Canabidiol é uma substância presente na planta Cannabis sativa — Foto: Getty Images

A pesquisa apresentada no 19º Congresso Brasileiro de Neurologia Infantil, que termina neste sábado (9), em Brasília, acompanhou 30 pacientes de 5 a 18 anos, diagnosticados com autismo moderado a grave. Entre as mudanças observadas no grupo estão:

_Aumento de habilidades comunicativas
_Melhora na atenção, aprendizagem e contato visual
_Diminuição da agressividade e irritabilidade
_Aumento geral na qualidade de vida

A líder da pesquisa, Jeanne Alves de Souza Mazza, neurologista infantojuvenil do HUB, explica que o medicamento foi administrado junto com alimentos para melhorar sua absorção e eficácia. “Foram observadas diversas melhorias significativas em 70% dos pacientes, especialmente em componentes como agressividade e irritabilidade. […] No total, 74% conseguiram reduzir ou interromper o uso de pelo menos um medicamento convencional”, diz Jeanne Alves de Souza Mazza.

O estudo utilizou o Nabix 10000, medicamento fitoterápico desenvolvido pela FarmaUSA.

O diretor científico da FarmaUSA, Helder Colmenero, explica o Nabix 10000 é encontrado no Brasil apenas via importação, sempre sob controle da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Segundo ele, “é fundamental enfatizar que o uso do medicamento exige receita médica e acompanhamento contínuo de um profissional de saúde. Ele [o medicamento] não é recomendado como primeira ou segunda opção de tratamento, sendo indicado apenas quando o paciente não obteve resultados satisfatórios com outros tratamentos, apresenta baixa qualidade de vida ou sofre de sintomas complexos”, diz Helder Colmenero.

A pesquisa teve início em 2022 e foi finalizada em 2024. Neste período, seis meses foram dedicados ao tratamento, coleta de dados e monitoramento contínuo dos pacientes, seguidos de um mês para a compilação e análise estatística dos dados.

Entenda o canabidiol

_O canabidiol (CBD) é uma substância presente nas plantas do gênero cannabis. Ele é a principal substância extraída que pode ser usada como produto medicinal de forma legalizada no Brasil.

_O CBD pode ser comercializado em óleos (que podem ser ingeridos em gotas), pomadas, extratos ou cápsulas;

_É indicado com comprovação de eficácia para o tratamento de doenças como epilepsia e Alzheimer;

_Desde 2015, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) permite a importação de produtos à base de cannabis para fins medicinais;

_E a partir de 2019, a agência reguladora passou a permitir a venda de produtos com substâncias da cannabis em farmácias.

Leia a matéria completa no link abaixo:

Fonte: 09-11-2024
https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2024/11/09/canabidiol-ajuda-no-tratamento-de-70percent-das-criancas-e-adolescentes-com-autismo-diz-pesquisa-do-hospital-universitario-de-brasilia.ghtml

Pular para o conteúdo