Notícias dos Amigos – EP 1

Bem-vindo ao Notícias dos Amigos, versão audiovisual. E para a estreia, a publicitária voluntária da AMA, Maria Abranches, entrevista o presidente da AMA, Carlos Alberto von Poser.

Maria Abranches: Quem é Carlos Alberto von Poser?


“Meu filho olhava pra mim com cara de “seja feliz, pai”. E eu fui buscar ser feliz.”


Maria Abranches: Sabemos que a AMA tem conseguido cuidar de milhares de pessoas autistas ao longo desses mais de 40 anos. Tem algo que a AMA precisa alcançar? Poderíamos falar das metas da AMA?

“A sobrevivência da AMA é o nosso maior desafio”.


Maria Abranches: Em seu texto de abril de 2020, publicado em Notícias dos Amigos, você menciona a importância do engajamento dos pais para ajudar a AMA a aumentar as doações, sobretudo com a doação da Nota Fiscal Paulista. Decorridos quase 5 anos, o que você gostaria de falar aos Pais e Mães dos filhos da AMA?

“Faltam braços para fazer as coisas, mas dos pais da AMA, eu só queria ter um colo porque tem horas que eu gostaria de pedir socorro.”


Maria Abranches: No seu texto, já mencionado aqui, você chamou a atenção para a evasão dos profissionais da AMA, que passam pelo treinamento, assimilam as metodologias e práticas da AMA, mas acabam saindo porque o mercado paga salários maiores do que a Associação. O que poderíamos fazer para reter talentos, uma vez que não conseguiríamos competir com os salários e benefícios das clínicas particulares?

“Cuidar do outro, especialmente dos que mais precisam, nos aproxima da humanidade.”


“Quando encontrei a AMA eu não me senti mais sozinho, nem eu e nem meu filho.”


Maria Abranches: O Autismo está na mídia, isso é um fato. Você acha que esse fenômeno ajuda a conscientização sobre o Autismo ou em alguns casos, acaba banalizando o tema?  Me permita contextualizar a pergunta com um fato recente. Um influencer com mais de 20 milhões de seguidores (considerando várias Redes Sociais) cometeu uma falha de comunicação e a esposa (também uma influencer com muitos milhões de seguidores) justificou que ele teria feito isso por estar no espectro autista, algo até então desconhecido do público. Em casos como esses, nos parece que o Autismo é usado como “justificativa” de forma genérica e até irresponsável. O que você pensa sobre isso?

“Quanto mais se falar de autismo, mais o assunto conquista espaço, mas é preciso falar de todo o espectro.”


“A compreensão, a aceitação da sociedade e o acolhimento devem ser para todos, do neurodivergente até o autista severo.”


“Influenciadores, façam alguma coisa pelo seu “colega” autista. Se você é neuroatípico, conheça também os autistas severos”


Maria Abranches: Sabemos que os casos de Autismo estão aumentando. Se antes a média era de 6,7 em 1000 crianças, recentemente esse número subiu para 27,6 em 1000 crianças. Quais fatores você considera estarem influenciando esse aumento (fatores sociais, alimentares, comportamentais ou avanço nos diagnósticos e tratamentos de doenças).

“Antes da reforma psiquiátrica de 2001, os autistas eram levados para os hospícios. Tamanha tristeza que eu vi!”


Maria Abranches: No site da AMA há uma página dedicada às empresas amigas. Como as empresas podem ajudar?

“Sonhamos em construir uma ou duas novas residências para os autistas.”


Maria Abranches: Se a Meta da AMA é sobreviver, qual seria a Alma da AMA?

É esse sentimento genuíno de puro amor que vejo nos profissionais da AMA. Como eles entendem os autistas severos que estão cuidando!”


“Está na alma da AMA acreditar que cada pessoa com autismo tem seu talento único e que devemos contribuir para que esses talentos brilhem.”


“Os pais fundadores da AMA entenderam o fim social da AMA e eu quero fazer um agradecimento a Ana Maria, Dr. Brandão e Marisa Furia que ainda estão conosco, nos ajudando a continuar a nossa AMA.


Ficha-Técnica:
Entrevista: Maria Abranches (Publicitária Voluntária da AMA)
Edição de vídeo e vinheta: Eduarda Gonçalves Santos (Assistente de Comunicação da AMA)

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