“O artista não é nada sem o dom. Mas o dom não é nada sem trabalho”
Émile Zola; Paris, 2 de Abril de 1840 – Paris, 29 de setembro de 1902
Amigos,
Em 1983, quando nos reunimos pela primeira vez no consultório do Dr. Rosenberg, não poderíamos sequer imaginar que algum dia, o mundo comemoraria o “Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo”.
Este dia que foi criado pela Organização das Nações Unidas em 2007, ou seja, 24 anos depois da fundação da AMA, é celebrado, dia 2 de abril com o objetivo de promover o conhecimento sobre o espectro autista, bem como sobre as necessidades e os direitos das pessoas com autismo.
O mundo precisou esperar 45 anos desde a fundação da primeira associação de autismo no mundo, até o estabelecimento de um dia dedicado à conscientização sobre este tema que hoje se sabe, tem alta prevalência.
A primeira associação de autismo no mundo, teve seu início quando uma mulher inglesa, Helen Allison, mãe de Joe, uma criança com autismo, em 18 de outubro de 1961, no Reino Unido, falou ao programa de rádio “Women’s Hour” da BBC de Londres sobre seu filho. Apesar de o autismo ser praticamente desconhecido na época, a entrevista de Helen provocou a manifestação de muitos pais que identificaram, em seus filhos, os mesmos sintomas descritos por Helen. A conscientização gerada por esta entrevista fez com que pais se reunissem na casa de um deles e, em 23 de janeiro de 1962, fundassem na Inglaterra, a primeira associação no mundo, de pais de crianças com autismo, a NAS National Autistic Society.
O mês de abril, sempre nos provoca uma revisão histórica e ao fazer isto, podemos afirmar que a AMA tem muitos motivos para orgulhar-se do trabalho realizado nestes quase 42 anos história em que desde o início, trabalhou promovendo e incentivando pesquisas sobre o autismo e difundindo o conhecimento acumulado.
A AMA também se orgulha por ter desenvolvido o SETA, Sistema Educacional e Terapêutico da AMA, um sistema que permite a definição de objetivos semestrais individualizados para cada um dos assistidos, a padronização da aplicação das técnicas educacionais e terapêuticas, um sistema que permite o acompanhamento em tempo real, da evolução de cada assistido e a prestação de contas dos resultados alcançados.
Nunca poderemos esquecer que todos os avanços obtidos, se devem à contribuição técnica, financeira e até emocional de amigos muito queridos ,que se , solidarizaram com a causa do autismo que não esqueceremos e a quem somos muito gratos.
E por ser o mês de abril um mês também de muitos agradecimentos queremos aproveitar o ensejo para agradecer à Pat e Marcello Spinelli, pais do Guilherme, pelo apoio imenso e carinhoso e a ajuda em momentos importantes e decisivos.
Agradecemos também à Santa Lolla pelos 11 anos de parceria, à Claudia Martins e à professora Inger Nilsson pela parceria técnica e financeira, de 10 anos com o Governo Sueco, à Yara Perrotti, em memória de seu marido Miguel Perrotti pelas comemorações dos 20 anos da AMA através do projeto AMA 20+20 e aos queridos e saudosos Felippe e Alda Crescenti, e Dr. Antonio Ermirio de Moraes que tiveram papel de grande relevância em nossa história.
Agradecemos aos grandes amigos Antonio Fagundes, José Victor Oliva, , aos super profissionais Glauco e Eli da OG Assessoria, à Fundação Eliijass Gliksmanis à minha querida amiga e colega de Faculdade Vera, a sua filha Patricia e à sua renomada empresa, a Falcão Bauer, que nos impulsionaram e nos deram irrestrito apoio desde o início quando nosso trabalho era ainda mais árduo.
Não poderia esquecer de dar um grande abraço à Flavia Pedras, que foi casada com o Jô Soares a que somos todos sinceramente agradecidos pelo apoio prestado por ele à causa do autismo.
E finalizando esta lista de agradecimentos que com certeza está ainda incompleta, quero dar meu afetuoso abraço a meus companheiros de fundação da AMA, Brandão e Marisa e ao queridíssimo presidente e voluntário super empenhado Carlos Alberto von Poser.
Concluindo, uma notícia que vai interessar a todos. A partir deste mês de abril, estarão abertas as inscrições para o XXII Encontro de Amigos pelo Autismo que acontecerá comemorando o 42º aniversário da AMA, dias 7 e 8 de agosto, e apresentará importantes instituições brasileiras de atendimento ao autismo, abrindo oportunidades de atualização, ampliação do conhecimento e permitindo um rico intercâmbio entre profissionais de autismo.
Em comemoração a seu aniversário, a AMA colocou a inscrição em valor que além de muito acessível, pode ainda ser parcelado em até 10 vezes.
Finalmente informo que fechamos o mês de março com 601 doadores plenos da Nota Fiscal Paulista e a nossa meta para este semestre é de atingir o número de 1000 doadores. Lembro que esta doação se reverte em uma ajuda para a AMA, muitas vezes superior à que reverteria aos doadores. Também lembrando que o processo de cadastro de doador automático, geralmente é simples, mas se complicar, podem pedir nossa ajuda e que após o cadastro é necessário transferir os valores da conta da NF do doador, para a própria conta bancária e que, depois disto feito, sempre que quiser, dar o CPF no ato das compras concretizará um verdadeiro ato de amor e solidariedade.
Por isso, peço a quem não for ainda doador automático da NF Paulista, que pense nisto com muito carinho (https://ama.org.br/site/doacao-via-nota-fiscal/#more-5770).
Um forte abraço a todos.

Ana Maria S. Ros de Mello
mãe do Guilherme
[email protected]